segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Grand Theft Auto III

Grand Theft Auto III (abreviado como GTA III e também conhecido como Grand Theft Auto: Liberty City) é o terceiro jogo da série Grand Theft Auto, desenvolvido pela DMA Design (agora conhecida como Rockstar North), e distribuida pela Rockstar Games. Ele foi o primeiro a ser feito em terceira dimensão. Foi lançado em outubro de 2001 para o console PlayStation 2, em maio de 2002 foi lançada a versão para Windows e em Novembro de 2003 saiu a versão para Xbox. O jogo foi precedido pelo Grand Theft Auto 2 e sucedido pelo Grand Theft Auto: Vice City.



GTA III é situado na cidade Liberty City, uma cidade metropolitana ficcional. O jogo segue um criminoso chamado Claude Speed , que foi traido por sua namorada depois de um roubo a banco e precisará trabalhar para vários chefões do crime da cidade, antes de finalmente confronta-la. GTA III contêm tanto elementos de jogos de corrida, quanto de jogos de tiro em primeira pessoa e foi o primeiro jogo a implementar o estilo de jogo sandbox, que da liberdade ao jogador de explorar a grande cidade, completar missões, cometer atos criminosos ou completar missões paralelas.
O estilo do jogo, e sua jogabilidade, assim como seu novo mecanismo em terceira dimensão, teve contribuições possitivas para que Grand Theft Auto III tivesse uma grande quantidade de vendas em seu lançamento, e fez com que rapidamente fosse o jogo mais vendido em 2001 e foi largamente citado como um marco dos video games devido sua capacidade de influenciar as indústrias. O grande sucesso do jogo foi um fator importante para a popularidade nos jogos subsequentes tanto que até 2008, cinco jogos prequel foram lançados situados antes dos eventos de GTA III. O conteudo violento e sexual foi alvo de inúmeros debates morais e controversias na sociedade.

Ambientação:
Liberty City é tomada pelas máfias como os Leones e o Cartel Colombiano, que disputam a venda de uma nova droga chamada SPANK. A área de Portland é dominada pela máfia dos Leones, cujo líder é Salvatore Leone, um mafioso impiedoso totalmente influente na cidade. Portland Island é o local onde o jogo se inicia, é a área industrial da cidade, nela fica o porto e outras pequenas empresas. Staunton Island é uma zona rica da cidade, onde o jogo se desenvolve por bastante tempo, Staunton é ligada à Portland através da Callahan Bridge, uma ponte que passou por um processo de reconstrução devido a uma explosão no início do jogo. Staunton abriga vários arranha-céus e diversas empresas como a Love Media e a faculdade da cidade.

História: (contém spoiler)
O jogo inicia com Claude, um criminoso que age juntamente com sua namorada, Catalina, roubando bancos e assaltando carros-fortes para ganhar dinheiro fácil. Porém, durante um assalto na cidade de Liberty City, Claude encontra seu outro parceiro morto e Catalina com a arma do crime na mão. A latina, em seguida, o trai e dispara em seu pescoço, deixando-o para morrer e fugindo com seu amante Miguel, líder do Cartel Colombiano. No banco, Claude é preso pela polícia e acaba ficando mudo devido às sequelas do tiro, mas consegue sobreviver. Durante uma mudança de presídios, Claude é colocado num carro da policia e levado até a Callaham Bridge, onde conhece 8-ball, um respeitado fabricante de bombas. Com uma bomba na ponte, que acidentalmente foi colocada pelo cartel, Claude se safa de ir para a cadeia junto com 8-ball, e eles fogem para Red Light District, em Portland. Refugiando-se em uma casa nesse distrito, Claude vê a grande oportunidade de se estabilizar novamente como um criminoso respeitado ao tomar conhecimento de que a cidade é governada por todos os tipos de gangues e máfias (como a Máfia Italiana, Yakuza, Diablos e outros). Visando "subir" na carreira, Claude adentra o submundo do crime de Liberty City, trabalhando como "homem de serviços" para as mais variadas organizações criminosas da metrópole. Ao fim de seu caminho, está o seu desejo de vingança contra Catalina, objetivo do qual ele jamais abrirá mão. Nunca. No final do jogo Claude Invade a Mansão Onde está sua ex, e ela foge num helicóptero. Claude usa uma Bazuca para destruir o helicóptero e matar Catalina.
Claude então foge com Maria, supostamente morta por ele mesmo.

A Cidade:
A cidade de Grand theft Auto 3 é Liberty City, a primeira grande cidade 3D virtual concebida para um jogo. Ela é uma cidade inspirada em Nova Iorque na costa leste dos EUA. Possui três ilhas Portland Island, Staunton Island e Shoreside Vale. Liberty City, conseqüentemente teria o World Trade Center, na ultima hora a produtora Rockstar Games tirou, devido aos Ataques de 11 de Setembro de 2001, em seu lugar foi posto uma Igreja, e retirado algumas missões, devido ao Terrorismo em 2001, a Igreja seria devido a um ato de Paz para Nova Iorque.

Jogabilidade:
Grand Theft Auto III herda e modifica muito da mecânica de jogabilidade do seu predecessor, Grand Theft Auto e Grand Theft Auto 2, combinando elementos de jogos de tiro em terceira pessoa e jogo de corrida em um novo motor de jogo 3D. A ideia de usar um motor de jogo 3D para um jogo desse gênero, no entanto, não é nova: o primeiro jogo a combinar elementos de ação, tiro, e corrida em um mundo aberto 3D foi Hunter, lançado em 1991 para Commodore Amiga e computador Atari ST. O primeiro desenvolvido pela DMA Design foi Body Harvest (1998) para Nintendo 64. Tendo uma estréia pública em 1995 no evento SpaceWorld da Nintendo, Body Harvest foi revolucionário para sua época, e apesar das análises um pouco acima da média o jogo teve baixas vendas. GTA III usa elementos de jogabilidade de Body Harvest e os combina com o design open-ended da série GTA para criar um nível de liberdade e detalhe sem precedentes em 2001.
A pé, o personagem tem a habilidade de correr (mas não pode nadar), assim como usar armas para fazer combate corpo-a-corpo básico; ele também é capaz de dirigir uma variedade de veículos incluindo barcos e aviões.
As ofensas criminosas, como roubo de carro, assassinato e roubo resultam em níveis cada vez maiores de resistência pelas autoridades. Se o nível de "procurado" atingir certos níveis, a policia, o FBI, e o exército vão reagir de acordo. Quando o personagem colapsa por ferimentos ou é preso, ele reaparece no hospital local ou na delegacia, respectivamente, ao custo de perder todas as suas armas e armaduras e uma quantia em dinheiro para as despesas médicas ou suborno. Embora isso seja similar aos jogos GTA anteriores, o personagem essencialmente possui uma quantidade ilimitada de "vidas", diferente do limite existente em GTA 1 e GTA 2. Isso permite ao jogador "morrer" quantas vezes ele quiser, e faz ser impossível perder definitivamente o jogo.

Recepção:
No seu lançamento, Grand Theft Auto III recebeu análises muito positivas; embora haja alguns pequenos comentários negativos sobre os gráficos, performance e controles, GTA III foi descrito como revolucionário por vários publicações e sites de análises de jogos. Com reviews de 9.6/10 do IGN e GameSpot,e 8/10 de Edge, 10/10 de Official U.S. PlayStation Magazine, 94 de GameSpy e uma média de 95% de acordo com Game Rankings, o jogo ganhou vários prêmios, como o Jogo de console do ano da GameSpot, Jogo do ano do GameSpy e Cheat Code Central, e Melhor jogo de ação de 2001 pela IGN. Com uma pontuação média das análises em 97% no Metacritic o jogo empata com Tony Hawk's Pro Skater 3 como o jogo de PlayStation 2 com melhor análise da história. Foi também incluído na lista de melhores jogos de todos os tempos da GameSpot.
GamePro recentemente considerou GTA III o jogo mais importante de todos os tempos, explicando que "os elementos de jogabilidade em mundo aberto do jogo revolucionaram o modo com que todos os jogos são feitos". Do mesmo jeito, IGN colocou GTA III na lista dos dez jogos mais influentes.
Em 2009, Game Informer colocou GTA III em quarto na sua lista de 200 melhores jogos de todos os tempos, dizendo que "mudou a jogabilidade para sempre com seu imendo mundo aberto". GamesRadar nomeou o jogo 'o mais importante jogo da década.

Controvérsia:
GTA 3 causou e ainda causa muita controvésia por causa de sue conteúdo violento e sexual. Foi freqüentemente citado na imprensa por causa da oportunidade que os jogadores tem de roubar veículos, pegar prostitutas, fazer sexo (implícito) com ela, e depois matá-la e roubar o dinheiro dela.
Foi por causa do GTA III que a cadeia de lojas Wal-Mart anunciou que, para os jogos classificados como "M" pela ESRB, suas lojas começariam a verificar a identificação dos adquirentes que pareciam ser menores de 17 anos.
Desde seu lançamento, na Austrália, o jogo foi banido por um período e uma versão censurada do jogo foi lançada em seu lugar. Uma das principais razões pare que esta ação fosse tomada era de que a Rockstar não apresentou GTA III ao Instituto de Classificação de Filmes e Livros (OFLC), órgão que, entre outras coisas, classifica jogos de vídeogame de acordo com seu conteúdo, na Austrália.
Em 20 de outubro de 2003, as famílias de Aaron Hamel e Bede Kimberly, dois jovens mortos pelos adolescentes William e Buckner Josh (que, em declarações aos investigadores afirmaram que suas ações eram inspirados por GTA III) apresentou uma ação de $ 246.000.000 contra os editores da Rockstar Games e Take-Two Interactive Software, a varejista Wal-Mart e a fabricante do PlayStation 2, Sony Computer Entertainment America. Rockstar ea sua empresa-mãe, a Take-Two, pediu demissão do processo, declarando em Corte Distrital dos EUA em 29 de outubro de 2003 que "as idéias e conceitos, bem como a" suposta efeitos psicológicos sobre as Buckners estão protegidos pela cláusula constitucional à liberdade de expressão. " O advogado das vítimas, Jack Thompson, negou que e está a tentar mover o processo em um tribunal estadual e sob a proteção do consumidor Tennessee agir. O caso, porém, foi indeferido devido à ausência do réu de conhecimento sobre armas de fogo

 Vendas:
Grand Theft Auto 3 foi lançado no dia 22 de Outubro de 2001 nos Estados Unidos, e logo se tornou um grande sucesso no país, com o seu preço inicial de US$ 49,95. Pouco mais de 1 mês e meio após seu lançamento, GTA 3 se tornou o jogo mais vendido do ano nos EUA, e consequêntemente no mundo, com mais de 4 milhões de cópias. Em 2002, o game continuou a vender bem, principalmente em Maio, quando ganhou uma versão para computador, sendo o segundo jogo mais vendido do ano, atrás apenas de seu sucessor: Grand Theft Auto: Vice City. Em Setembro de 2007, GTA 3 ja tinha ultrapassado as 12 milhões de unidades vendidas, de acordo com a Take Two Interactive. Em Março de 2008, a Take Two informou que o jogo ja tinha vendido aproximadamente 14,5 milhões de cópias. Atualmente, é estimado que o jogo ja tenha vendido mais de 15 milhões de exemplares.

Armas:

Punhos.jpg Punho

BATE3.jpg Taco de Baseball

PISTOL3HUD.jpg Pistola

UzigtaIIIHUD.jpg Micro UZI

PUMPSHOTGUN3HUD.jpg Shotgun SPAS

AK-47-GTA3-icon.png AK-47

M16 GTAIII HUD.jpg M -16

SniperRifle-GTA3-icon.png Rifle Sniper
RocketLauncher-GTA3-icon.png Bazuca

Flamethrower-GTA3-icon.png Flamethrower (Lança-chamas)

MOLOTOV3HUD.jpg Coquetel Molotov

GRANADE3HUD.jpg Granadas

DetonatorGTA3.jpg Detonador


Gangues:

Leones:
 
 

 
 

 

Esse é o primeiro grupo em que você irá trabalhar. É o maior grupo de Portland além de ser o mais poderoso tem como rivais a Trindade, a Yakuza e outros.

Líder: Salvatore Leone
Carro: Máfia Sentinel
Roupas: Ternos e óculos de sol
Armas: Pistola e shotgun
Território: Saint Mark's/ Portland

Diablos:

É um grupo pequeno, quase insignificante em Portland, você não terá grande relação com eles, serão algumas corridas em que você mantêm um contato apenas por telefone público.

Líder: El Burro
Carro: Diablo Stallion
Roupas: Roupas simples nas cores vermelha e azul
Armas: Bastão de baiseball e pistola
Território: Hepburn Heights/ Portland

Triad de Liberty City:

 
Será um grupo inimigo a você durante o jogo. Também pode ser considerado um grupo pequeno, possui uma lavanderia e uma falsa fábrica de peixes.

Líder: Lee Chong
Carro: Caminhão de peixe
Roupa: Roupas simples em cor azul
Armas: Bastão de baiseball e pistola
Território: Chinatown/ Portland
 
 
Cartel Colombiano:

Esse grupo é seu inimigo principal durante o jogo, produzem uma droga chamada SPANK, e a líder desse grupo, Catalina, é a mulher que atira em você no início do jogo.

Líderes: Catalina e Miguel
Carro: Cartel Cruiser
Roupa: Camisas havaianas, chapéus.
Armas: UZI, AK-47
Território: Fort Staunton/Staunton, Cedar Grove/Shoreside Vale

Yakuza de Liberty City:

Esse será o grupo em que você irá trabalhar assim que for para Staunton, possuem um cassino em que gera grande lucro para o grupo, são inimigos do Cartel Colombiano, e a maioria das suas missões com a Yakuza será contra o Cartel.

Líderes: Azuka Kazen, Kenji Kazen, Kazuki Kazen
Carro: Yakuza Stinger
Roupas: Terno
Armas: Pistola, UZI
Território: Torrington/Staunton


Uptown Yardies:
Você irá trabalhar para esse grupo em uma parte do jogo, nada grande, missões simples, possuem relação com o Cartel Colombiano envolvendo o SPANK.

Líder: King Courtney
Carro: Yardie Lobo
Roupas: Camisa preta e chapéu preto
Armas: Bastão de baiseball e pistola
Território: Newport/Staunton

Hoods (Red Jacks e Purple Nines):


Esse grupo é pequeno em LC, se concentra somente em Wichita Gardens, realizam pequenos delitos, roubos etc, nada grande.

Líder: D-Ice
Carro: Hoods Rumpo XL
Roupas: Boné de baiseball, camisa vermelha
Armas: Pistola e UZI
Território: Wichita Gardens/Shoreside Vale

Rádios:



Imagens:








Site oficial: http://www.rockstargames.com/grandtheftauto3/
Atualmente foi lançada uma versão para Android, então eis o link:
Na Google Play, lá custa por volta de R$ 10,00: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rockstar.gta3&hl=pt_BR

O próximo título é o Grand Theft Auto: Vice City.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário