sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Grand Theft Auto: San Andreas

Grand Theft Auto: San Andreas (também conhecido como GTA: San Andreas ou GTA: SA). É o terceiro jogo em 3D da série Grand Theft Auto, e o quinto jogo original (oitavo lançamento, no total).


 Lançado originalmente para PlayStation 2, em 26 de outubro de 2004, o jogo desde então foi convertido para o Xbox e Microsoft Windows, e foi aclamado deste então, com números de vendas elevados para todas as plataformas. Tornou-se disponível para Steam em 4 de janeiro de 2008. San Andreas foi sucedido por Grand Theft Auto: Liberty City Stories, e seu antecessor foi Grand Theft Auto: Vice City.
O jogo se passa no estado fictício de San Andreas, nos Estados Unidos, que contém três metrópoles. Ambientado no fim de 1992, a trama de San Andreas gira em torno de um membro de gangue, Carl "CJ" Johnson, que retorna para seu lar em Los Santos (equivalente à Los Angeles real), depois de uma longa temporada em Liberty City (a versão de Nova York do jogo), após descobrir a morte de sua mãe. CJ encontra sua família e sua antiga gangue, a Grove Street Families, em completo abandono. Ao longo do decorrer do jogo, CJ gradualmente descobre o que está por trás do assassinato de sua mãe, ao mesmo tempo em que restabelece a gangue e explora suas próprias aventuras nos negócios. Como outros jogos da série, San Andreas é composto de elementos de jogos de corrida e tiro em terceira pessoa, e apresenta um modo de jogo "mundo-aberto", que dá ao jogador controle total sobre a sua experiência de jogo. O jogo também conta com diversos destaques, como as guerras de gangue, customização dos carros e a personalização dos personagens.

Jogabilidade:

San Andreas está estruturado de maneira similar aos dois jogos anteriores da série Grand Theft Auto. A parte central do jogo consiste de elementos de um jogo de corrida combinado com um third-person shooter, e um ambiente aberto e livre que permite ao jogador interagir e se locomover. A pé, o personagem controlado pelo jogador é capaz de andar, nadar e mergulhar(o primeiro jogo da série na qual isto é possível), escalar e pular, além de usar armas e se envolver em diversos tipos de combates manuais. Os jogadores também podem controlar diversos tipos de veículos, incluindo automóveis, caminhões, barcos, aviões, helicópteros, trens, tanque de guerra, motocicletas, bicicletas e karts entre outros. O sistema de jogo aberto e não-linear permite aos jogadores explorar e escolher como desejam jogar o jogo exatamente. Embora as missões da trama sejam necessárias para o progresso através do jogo, e para destravar outras cidades (todas áreas rurais; San Fierro; deserto e por último Las Venturas) e algum conteúdo do jogo, elas não são obrigatórias, e os jogadores podem completá-las quando quiser, e simplesmente vagar pelos territórios quando não as estiverem cumprindo. No entanto, criar muitos conflitos podem atrair atração indesejada - e potencialmente fatal - das autoridades; quanto mais caos causado, mais intensa a resposta: a polícia cuida das infrações menos graves, como ataque a transeuntes, apontar armas em locais públicos, roubo de carros, alguns assassinatos), enquanto equipes da SWAT, do FBI e até mesmo o exército americano respondem a distúrbios mais graves.
O jogador também pode participar de diversas missões opcionais; entre elas estão as tradicionais missões adicionais dos jogos anteriores, como dirigir um táxi e conduzir passageiros pela cidade, apagar incêndios com um carro de bombeiro, dirigir uma ambulância pela cidade e combater o crime, como justiceiro. Entre as novas adições estão missões onde o jogador pode desempenhar a função de ladrão de residência ou cafetão, fazer entregas de carga através de trens e caminhões, e frequentar auto escola; moto escola; escola náutica e especialização em aviação - onde ele ainda pode desenvolver sua habilidade em muitos dos veículos existentes no jogo.
Ao contrário de Vice City e GTA III, que precisavam interromper o jogo para carregar mais dados sempre que o jogador se deslocava para distritos diferentes da cidade, o GTA: San Andreas não apresenta nenhum tipo de espera enquanto o jogador está se movimentando (o que é notável, já que seu mapa é muito maior que o dos jogos anteriores). As únicas cenas de carregamento no jogo são para ilustrar interlúdios ou antes de mostrar os interiores dos ambientes. Algumas outras diferenças entre o San Andreas e seus predecessores estão a possibilidade de multiplayer nas chamadas missões Rampage (embora não na versão para PC), e a mudança dos 'pacotes secretos' dos antecessores por pichações(Tags), fotografias (Photo ops), ferraduras (Horseshoes) e ostras (Oysters) que podem ser feitas ou coletadas pelo jogador para desbloquear kits (spaws) de armamentos, cada safehouse tem um conjunto diferente de "Ferramentas".
Os controles de câmera, das lutas e do posicionamento do alvo das armas de fogo foram retrabalhados, de maneira a incorporar conceitos de outro jogo da Rockstar, Manhunt, incluindo diversos elementos de ações sigilosas, assim como miras melhoradas e um mostrador da saúde do personagem, que muda de cor verde para vermelho ou negro dependendo do seu estado. A versão para PC ainda implementou acordes de mouse; o jogador deve segurar o botão direito do mouse para ativar a mira, e então clicar ou segurar o botão esquerdo para atirar ou utilizar algum item, como uma câmera fotográfica.
O jogador pode, pela primeira vez na série, nadar e subir em muros ou paredes. A capacidade de nadar tem um grande efeito no personagem também, já que a água pela primeira vez não representa uma barreira impedindo a sua locomoção pelo cenário. Para um poder de fogo maior, os jogadores também podem ter duas armas ao mesmo tempo, ou fazer um tiroteio de dentro de um veículo (drive-by shooting), com outros membros da gangue. Devido ao imenso tamanho do mapa de San Andreas, uma marcação pode ser adicionada ao mapa HUD que é visualizado na tela, auxiliando o jogador a chegar a um destino.
A inteligência artificial do jogo também foi muito melhorada em relação a seus antecessores. O jogador não pode mais, por exemplo, espancar até à morte algum transeunte numa rua movimentada, em plena luz do dia, sem que haja alguma reação do público. Enquanto a maioria dos pedestres, por exemplo, pode fugir ou se esconder, alguns civis armados (como traficantes de drogas ou membros de outras gangues) podem atacar CJ, ao que os membros da gangue de CJ podem responder fogo e perseguir seus oponentes. Os policiais agora também perseguem personagens não-controlados pelo jogador que estejam cometendo crimes.

Gangues:

Los Santos:

Grove Street Families

Durante muitos os últimos anos a Grove Street Families foi devastada silenciosamente pelas drogas (crack), muitos confrontos internos com a gangue rival os Ballas.


Muitas fações da gangue Sevelli Boulevard Families e a Temple Drive Families acabaram separando da Grove, portanto cuidado as guangues utilizam a mesma cor verde da roupa e não são seus amigos.
Com a separação os Vagos e os Ballas tomaram contas dos territórios.
O.G.’s - Sweet (Sean Johnson); - Big Smoke (Melvin Harris); - Ryder (Lance Wilson); - CJ (Carl Johnson).
Territórios controlados são:
– Ganton, Los Santos; – East Los Santos, Los Santos.

Ballas

Os Ballas são uma das Gangues mais perigosas de Los Santos,Comandam 80% do tráfico de drogas em Los Santos.Sua base principal fica em East Los Santos.

Los Santos Vagos

Os Los Santos Vagos são uma Gangue Mexicana que vivem em conflito com os Varrio Los Aztecas.

 

Varrio Los Aztecas

Gangue em forte conflito com Los Santos Vagos. Ao final do jogo, se torna parceira da Grove Street Families.

San Fierro

Triads

Os Triads são uma mafia chinesa originada de Hong Kong, eles que exercem um território em chinatawn, a Triad tinha tres divisões: Feather Blood Tríade, que foi massacrada pelos Da Nang Boys, Mountain Cloud Boys, chefiada por Wu Zi Mu (woozie) e a Red Gecko Tong chefiada por Ran Fa Li, CJ teve um aproximamento deles depois de vencer um dos O.Gs da Triad, atualmente vem tendo problemas com a gangue viatnamita "Da Nang Boys". Depois de conhecerem Carl numa corrida ilegal seus negocios melhoraram tanto que abriram um cassino na cidade de Las Venturas, e atualmente tem 2 O.Gs (chefes), Wu Zi Mu (Woozie) e Ran Fa Li, sendo que o ultimo não fala, ele se comunica com ruidos que seu tradutor Su Xi Mu (suzie) entende, Depois que viraram amigos do CJ eles fizeram ataques aos da Nang Boys, um tempo depois abriram um cassino chamado "Four Dragons" o qual é atacado constantemente por membros do cassino rival "Caligulas", tambem tem problemas em Liberty City com os Leones entre outras familias, a Triad armou um assalto ao cassino Caligulas o qual foi bem sucedido, CJ tem alguns envolvimentos com o rapper Madd Dogg o qual vendeu sua mansão para o traficante Big Poppa dos Vagos, CJ com uns triads vai até a antiga mansão de Madd Dogg e assassina Big Poppa recuperando a mansão, desde então a Triad vira aliada da Grove Street.

San Fierro Rifa

A San Fierro Rifa é a única gangue mexicana com sede em San Fierro, depois, colaborara com os Ballas e Vagos no negócio de narcóticos. A Rifa também aparecem para trabalhar como bandidos para o Loco Syndicate, possivelmente porque o Rifa T-Bone Mendez é um co-líder do Loco Syndicate. A Rifa também tinha uma antipatia em relação as gangues mexicanas de Los Santos, até que se juntou ao negócio dos narcóticos ligadas aos Vagos. Eles parecem ser bastante neutro com a gangue chinesa Tríades e a vietnamita Da Nang Boys. Embora a Rifa são conhecidos por vários confrontos com o membro da Grove Street Families (e protagonista) Carl Johnson, eles normalmente não são hostis com as famílias. Eles são a gangue menos ameaçadora e violenta nas ruas, quando o jogador atacá-los, eles normalmente correm, embora possam voltar e atacar Carl e alguns Rifas armados vão atacá-lo à vista, em vez de fugir dele brevemente. Os membros da San Fierro Rifa são na sua maioria reconhecidas com a sua bandanas azuis e chapéus brancos. Apesar da morte de seu líder, T-Bone Mendez, o grupo permanece em existência em seu território em toda San Fierro, embora, após a destruição de seu laboratório de crack e ao encerramento do Loco Syndicate, é improvável que eles estão envolvidos no tráfico de drogas qualquer outra. No entanto, existem Rifas na fortaleza de crack do Big Smoke. Os membros da San Fierro Rifa escutam a estação de rádio K-Jah West em seus carros.

Da Nang Boys

Os Da Nang Boys são uma gangue vietnamita que se mudou para San Fierro, são divididos em duas facções: Shining Razors e a Butterfly Children, antigamente foi parceira de negocios com a gangue chinesa Triad, por um motivo desconhecido, os Da Nang Boys ficaram inimigos da Triad, fazendo batalhas constantes com a inimiga, estão preparando uma guerra contra os Triads, desde que CJ fez alguns ataques a eles, a gangue foi perdendo poder, em uma missão dos Triads CJ tem que ir a um cargueiro dos Da Nang Boys para fazer um ataque a eles de helicoptero, o ataque falha e CJ assassina um dos O.Gs e resgata alguns refens dentro do cargueiro, significando que eles podem necessitar dinheiro, parecem não ter rivalidade com CJ, pois não o atacam.

Loco Syndicate

Embora a melhor classificada como um empreendimento conjunto entre vários criminosos, o Loco Syndicate era um equipamento coletivo de negociação com as drogas, principalmente cocaína. O Sindicato teve suas principais operações com base em San Fierro, e era composta pelo mais poderoso cafetão de San Fierro, Jizzy B, o líder do San Fierro Rifa, T-Bone Mendez, e o empresário misterioso (que mais tarde revelou ser um agente disfarçado do Governo ) Mike Toreno. O traidor Big Smoke, que iniciou-se uma rachadura grande no império da cocaína, viria a estabelecer um negócio com o Sindicato, enviando Ryder, e seu representante formal para realizar negócio. O Loco Syndicate foi o maior cartel de drogas em San Fierro e um dos mais poderosos em San Andreas, Depois que Carl Johnson matou Ryder, Jizzy B e T-Bone Mendez. O Loco Syndicate foi dissolvido, Toreno retornou às suas funções habituais e Big Smoke cessou operações com San Fierro. Como mostrado no jogo, Mike Toreno é o cérebro do sindicato, tomando decisões de negócios através de pensamento. T-Bone é o músculo, tendo toda a San Fierro Rifa à sua disposição, ele garante que as ordens de Mike, recados e negócios são realizados com perfeição. Finalmente, Jizzy é o rosto do grupo e carisma, recrutando homens para recados e outros negócios para o Sindicato. É indicado que Mike e T-Bone receber cada um 40% dos lucros do Sindicato e Jizzy recebe apenas 20% (que ele se queixa, apesar de T-Bone diz que ele concordou com a divisão 40-40-20 antes de assinar com o grupo).

Las Venturas

The Mafia

A Mafia, em San Andreas não exerce muita influência, tanto que 3 famílias de Liberty City se unem no comando do cassino Caligula's em Las Venturas, apesar de que os Leones, Forellis e Sindaccos serem famílias inimigas mortais na costa leste. Para que as 3 famílias pudessem controlar o cassino no máximo de paz possível foi escolhido alguém neutro para gerenciar toda a operação, o advogado Ken Rosenberg, que costumava defender os Forellis em Vice City. Os negócios da Mafia estão ameaçados com a abertura do cassino dos Triads.

Mafia Russa

A Máfia Russa aparece em San Andreas por um curto período. Vestem camisetas pretas ou casacos cinzentos, ou correspondente casacos e calças. Embora eles não tenham nenhum assunto em San Andreas, eles tem ligações com os Ballas, Los Santos Vagos e San Fierro Rifas no "Big Smoke's "Crack Palace". Sua influência é sentida, obviamente, consideravelmente mais ultramarino, mas depois da queda do muro de Berlim, mobsters russos inundados na América.

Veículos:

No total existem no jogo cerca de 200 tipos de veículos, comparados a aproximadamente 85 no GTA III. Entre as novas adições estão bicicletas, buggies, colheitadeiras, limpadores de rua, hovercrafts, caças e tanques de guerra do exército e muitos outros. As características destes veículos e a física de sua movimentação são similares às da série de jogos de corrida Midnight Club, que permite mais controle do veículo no ar, assim como melhorias no motor e modificações estéticas.
Existem diversos tipos de veículos, para diferentes propósitos. Veículos off-road têm um desempenho maior em terrenos íngremes, enquanto carros de corrida saem-se melhor em pistas ou nas ruas. Aviões a jato e outros tipos de aeronave mais velozes precisam de uma pista de pouso e decolagem mais longa, enquanto helicópteros, embora mais lentos, podem pousar quase em qualquer lugar.
Se os antigos jogos da série Grand Theft Auto tinham poucas aeronaves, que eram difíceis de acessar e de serem pilotadas, San Andreas tem onze tipos de aviões e nove helicópteros, todos relativamente acessíveis e integrados às missões do jogo. Diversas embarcações foram adicionadas, e outras já existentes em outras edições da série foram modificadas.

Ambientação:
San Andreas
PaísEstados Unidos
Maior cidadeLos Santos
Segunda Maior cidadeLas Venturas
Cidade mais ViolentaLos Santos
Área protegidaÁrea 69

Grand Theft Auto: San Andreas se passa dentro do estado americano fictício de San Andreas, que se baseia em partes da Califórnia e de Nevada. Abrange três principais cidades fictícias: Los Santos, correspondente à Los Angeles real; San Fierro, correspondente à San Francisco real; e Las Venturas, que corresponde, juntamente com o deserto que a cerca, a Las Vegas e o deserto de Nevada e do estado vizinho do Arizona. Os jogadores podem escalar o Monte Chiliad, com 800 metros de altitude (baseado no Monte Diablo), saltar de paraquedas de diversos picos e arranha-céus, e visitar doze vilas e cidades rurais, localizadas em três condados: Red County, Flint County e Bone County. Entre outros destinos destacados estão a Represa Sherman (baseada na Represa Hoover), uma grande base militar secreta chamada "Área 69" (baseada na Área 51), entre outros pontos geográficos. San Andreas tem 36 quilômetros quadrados, quase quatro vezes o tamanho de Vice City e cinco vezes o tamanho da versão de Liberty City do GTA III. Enquanto os mapas dos seus antecessores também eram restritos às áreas urbanas das cidades, San Andreas também inclui subúrbios e as áreas rurais entre cada uma delas. Los Santos possui três redes de fast-food: a Cluckin' Bell (paródia do Taco Bell), o Burger Shot (paródia do Burger King) e a Stacked Pizza Co. (parodia da Pizza Hut). No jogo tambem existem 4 aeroportos, 3 urbanos, cada um localizado em um cidade (Los Santos, San Fierro e Las Venturas), alem de outro aeroporto abandonado, localizado no meio do deserto, é nele onde o Carl CJ Johnson faz algumas missões, alem da Auto Escola de avião.

Los Santos:
 

San Fierro:

Como seu equivalente na vida real, San Francisco, San Fierro caracteriza-se por um sistema de bondes e um relevo acidentado. San Fierro possui diversas interpretações dos muitos distritos e pontos turísticos de San Francisco, como a região de Haight-Ashbury (Hashbury, no jogo), o distrito gay de Castro (Queens), Chinatown, e a Ponte Golden Gate (Gant Bridge). Diversos outros pontos familiares foram recriados, como a torre do relógio no Embarcadero e a Transamerica Pyramid (Big Pointy Building) até a Lombard Street (Windy Windy Windy Windy Street) e a Ponte da Baía de San Francisco–Oakland (Garver Bridge). A Prefeitura de San Fierro lembra muito a Prefeitura de San Francisco, e também podem ser vistos na cidade os restos do Cypress Street Viaduct, viaduto que desabou em 1989 durante o Terremoto de Loma Prieta (Em outro post falaremos sobre essa citação em San Fierro). Uma base da marinha, próxima ao aeroporto da cidade, também tem um porta-aviões e um submarino ancorados na baía.Na cidade,Carl Johnson tem duas namoradas.Uma chamada Katie e outra chamada Michelle.

 Las Venturas:

Las Venturas, como sua equivalente, Las Vegas, é o lar do jogo legalizado e, consequentemente, de diversos cassinos, onde o jogador pode participar de diversas atividades: blackjack, vídeo-pôquer, roda da fortuna, roleta ou jogar caça-níqueis. Além de estabelecimentos destinados ao jogo, existem diversos bares de strip-tease na cidade. Diversos dos cassinos que realmente existem, na Las Vegas Strip, foram recriados fielmente na Strip de Las Venturas, incluindo o Excalibur Hotel and Casino (Come-a-Lot, no jogo), a esfinge e a pirâmide do Luxor Hotel (The Camel's Toe), Treasure Island (Pirates In Men's Pants), The Mirage (The Visage), Circus Circus (The Clown's Pocket), Hard Rock Hotel and Casino (Las Vegas) (V-Rock Hotel), Flamingo Las Vegas (The Pink Swan), Imperial Palace (Four Dragons Casino), e Caesars Palace (Caligula's Casino). Outros cassinos na cidade são o Starfish Casino, o High Roller, e o Royal Casino; outros pontos turísticos incluem uma réplica do célebre letreiro Welcome to Fabulous Las Vegas.[11] O personagem pode comprar quartos nos diversos hotéis da cidade; além disso, a cidade tem uma ampla área desértica em seu redor, além de subúrbios residenciais e shopping centers, bem como uma área decadente (Old Venturas Strip ), com diversos bares de strip-tease e casas de apostas, baseados na Old Vegas Strip.

Personagens:

Os personagens que aparecem no GTA: San Andreas são relativamente variados, e estão relacionados às respectivas cidades e locais nos quais cada um deles se localiza; isto dá ao jogo uma amplitude significantemente maior para tramas e locações do que Grand Theft Auto III e Vice City. O jogador é responsável por controlar Carl CJ Johnson, um jovem negro pertencente a uma gangue.
As fases do jogo iniciais, que se passam em Los Santos, se passam em torno do tema da gangue de CJ, Grove Street Families, disputando com outras gangues, como os Ballas e os The Los Santos Vagos, por território e respeito. Organizações criminosas orientais, como a Tríade e uma gangue vietnamita Da Nang Boys, ficam evidentes na parte de San Fierro do jogo, enquanto três famílias da Máfia e, novamente, as Tríades - todos proprietários de cassinos - aparecem em destaque na seção de Las Venturas do jogo.
Como nos dois jogos anteriores da série, as vozes dos personagens de GTA: San Andreas são dubladas por artistas e celebridades, como David Cross, Andy Dick, Samuel L. Jackson, James Woods, Peter Fonda, Charlie Murphy, Frank Vincent, Chris Penn, Danny Dyer, Sara Tanaka, William Fichtner, os rappers Ice T, Chuck D, Frost, MC Eiht e The Game, e os cantores George Clinton, Axl Rose e Shaun Ryder. O protagonista, CJ, é dublado por Young Maylay, que faz seu trabalho de estréia.

Trama: (contém spoilers)
Depois de viver em Liberty City por cinco anos, Carl "CJ" Johnson retorna a Los Santos em 1992 para o enterro de sua mãe. Lá, encontra tanto sua família quanto sua antiga gangue, a Grove Street Families, em frangalhos. Ao mesmo tempo que começa a acertar questões antigas com seus companheiros de gangue e luta contra as gangues rivais pelo controle de território dentro da cidade, Carl começa a trazer as Grove Street Families de volta ao topo. No entanto, às vésperas das Famílias conseguirem o controle de Los Santos, CJ descobre que seus melhores amigos, Big Smoke e Ryder, estão trabalhando em conjunto com o oficial de polícia corrupto, Frank Tenpenny (dublado por Samuel Jackson) e uma das gangues rivais, os Ballas. Smoke e Ryder montam uma cilada, e deixam que os Ballas prendam o irmão de Carl, Sweet. Tenpenny manda então a polícia para prender Sweet e raptar Carl, que é deixado num lugar muito distante, numa área rural. Ao perceber que Tenpenny é sua única esperança de ficar fora da cadeia e conseguir a liberação de Sweet, Carl se vê obrigado a cumprir as ordens do policial corrupto, que incluem matar e interferir com pessoas envolvidas num processo criminal contra o próprio Tenpenny.
Carl rapidamente conquista a amizade de novos aliados, entre eles Wu Zi Mu, um chinês cego, líder da Tríade, The Truth ("A Verdade"), um velho hippie, e Cesar Vialpando, um latino também membro de gangue que, como Carl, foi traído por seus antigos companheiros. Carl e seus novos amigos abrem uma oficina em San Fierro, enquanto esperam por uma oportunidade de retornar para Los Santos. Após encontrar e matar Ryder, Carl se envolve com os assuntos de um agente governamental misterioso, Mike Toreno, que deixa a entender que libertará Sweet se Carl o ajudar com suas operações secretas. Paralelamente, Carl ajuda Wu Zi Mu a promover o crescimento de um novo cassino na Las Venturas dominada pelos mafiosos. Eventualmente Carl encontra riqueza e eventualmente retorna a Los Santos, e Toreno cumpre sua promessa de libertar Sweet; porém este, para a surpresa do irmão, se recusa a fazer parte do novo estilo de vida milionário de CJ, e insiste em retornar para seu território natal e fazer as GSF renascerem, do que sentar-se confortavelmente sobre os louros de Carl.
Tenpenny vai a julgamento por diversos crimes, porém as acusações são arquivadas por falta de provas, já que todas as testemunhas da promotoria estão desaparecidas ou mortas. A libertação de Tenpenny provoca uma revolta entre os cidadãos de Los Santos, semelhante aos distúrbios de 1992 em Los Angeles; impulsionado pela determinação de Sweet em derrubar o império de Big Smoke, que se tornou o maior traficante da cidade, Carl reconquista o território da gangue e caça os traidores responsáveis pelas tragédias que se abateram sobre as Famílias. Carl eventualmente executa Big Smoke num tiroteio final, escapando de seu palácio em chamas enquanto persegue Tenpenny, que fugira com toda a fortuna de Smoke. Após uma perseguição pelas ruas de Los Santos, Tenpenny perde controle do caminhão de bombeiros que dirigia e cai de uma ponte; Carl, prestes a executá-lo, é impedido por seu irmão. Ambos se afastam, e deixam Tenpenny "morrer num acidente de carro". As cenas finais mostram a confraternização entre a família e os aliados, enquanto Carl se afasta, dizendo que vai "ver o que está acontecendo no quarteirão".

Continuidade com os outros jogos da série: (Mais Spoilers)
Diversos personagens, locais e elementos fictícios dos jogos anteriores da série Grand Theft Auto reaparecem no GTA: San Andreas. Catalina, a principal antagonista de Grand Theft Auto III (que se passa num tempo cronologicamente posterior ao GTA: San Andreas), acompanha CJ em diversas missões de assaltos. Claude, protagonista do mesmo jogo, também faz uma aparição breve, como o novo namorado de Catalina, depois que ela abandona Carl; os dois acabam perdendo uma competição de corrida para CJ, e Catalina acaba por entregar a CJ o recibo de uma oficina mecânica em San Fierro, em vez da propriedade do carro, afirmando que Claude "precisa do seu carro para chegar a Liberty City". Como uma espécie de piada interna, diversas referências são feitas à aparente mudez do personagem de Claude, devido ao fato de que ele não tinha qualquer frase ou diálogo no GTA III.
Ken Rosenberg e Kent Paul, do GTA: Vice City, aparecem com destaque em diversas das missões em Las Venturas ligadas a Salvatore Leone, o chefe mafioso de Liberty City que aparece no GTA: III e em Liberty City Stories. Maria, que posteriormente se torna namorada de Salvatore, também aparece como uma garçonete no Caligula's Palace. CJ também menciona ter trabalhado para Joey Leone, filho de Salvatore.
Jethro e Dwaine também aparecem em San Andreas; vistos quando Tommy Vercetti compra um estaleiro em Vice City, o personagem The Truth menciona que o negócio deles teria sido comprado pela Máfia.
De acordo com entrevistas dadas pelos criadores do jogo, GTA III, GTA: Vice City, Liberty City Stories, Vice City Stories, Grand Theft Auto Advance e Grand Theft Auto: San Andreas são considerados como parte do "cânone" do Grand Theft Auto III, enquanto Grand Theft Auto IV marca o início de um novo cânone, onde diferentes regras de jogo serão observadas. Por exemplo, motocicletas teriam sido banidas, supostamente, de Liberty City, no GTA III; no GTA IV esta restrição não mais existe.

Missões:
Durante o jogo você terá 103 missões básicas para você seguir durante as três cidades de San Andreas; Los Santos, San Fierro e Las Venturas; para ocorrer o "desenrolar" da história e você entender melhor, também poderão ser feitas algumas missões e triatlos em outras areas do interior de San Andreas.

Desenvolvimento e lançamento:
Após o sucesso de Grand Theft Auto: Vice City, os consumidores aguardavam um novo lançamento da série Grand Theft Auto no final de 2003. A primeira evidência concreta do novo jogo veio em 29 de outubro daquele ano, quando a Take-Two Interactive anunciou que um jogo GTA ainda sem título estava planejado para ser lançado na "metade final do quarto trimestre fiscal de 2004". Embora não existissem maiores informações na época que apontassem para a trama ou onde o novo jogo se passaria, já existiam rumores de que ele se passaria no estado de San Andreas, na Califórnia, ou em Las Venturas, uma cidade similar a Las Vegas, em Nevada. Em 1 de março de 2004 a Take-Two anunciou numa conferência de imprensa que Grand Theft Auto: San Andreas seria lançado em 19 de outubro daquele ano, na América do Norte, 22 de outubro na Europa e 29 de outubro na Austrália. As primeiras notícias do conteúdo do jogo foram reveladas em 11 de março, quando foi divulgado que San Andreas não mais seria uma cidade, e sim um estado, que consistiria por sua vez de três cidades e todo o território em torno delas.
Em 9 de setembro daquele ano, no relatório financeiro do terceiro trimestre da Take-Two para 2004, foi anunciado que a data de lançamento seria adiada por uma semana. No mesmo comunicado, a empresa anunciou as versões do jogo para Microsoft Windows e Xbox.
San Andreas foi lançado para o PlayStation 2 em 29 de outubro, na Europa e Austrália, e no Japão em 25 de janeiro de 2005.As versões para Windows e Xbox foram lançadas em 7 de junho de 2005, na América do Norte, e 10 de junho, na Europa e Austrália.
Em 20 de outubro de 2008 o jogo passou a ser disponível para download no Xbox Live Marketplace, como um Xbox Original.
Uma versão para Macintosh, feita junta com a empresa Cider, foi lançada em 12 de novembro de 2010.

Trilha sonora:
Assim como seus dois antecessores na série Grand Theft Auto, o GTA: San Andreas tem uma extensa variedade de faixas musicais disponíveis, retiradas especialmente do período no qual o jogo é ambientado (início da década de 1990). Entre os artistas célebres incluidos na trilha sonora do jogo estão Billy Idol, The Who, Toto, Faith No More, Depeche Mode, James Brown, Soundgarden, Kiss, Rage Against the Machine, Danzig, Cream, Alice in Chains, Guns N' Roses, Snoop Dogg, N.W.A., 2Pac, Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, Stone Temple Pilots, Lynyrd Skynyrd, Ozzy Osbourne e Red Hot Chili Peppers.
San Andreas é servida por onze estações de rádio; WCTR (talk radio), Master Sounds 98.3 (rare groove, toca principalmente faixas antigas de funk e soul sampleadas por artistas de hip-hop dos anos 1990), K-Jah West (dub e reggae), CSR (New Jack Swing, modern soul), Radio X (rock alternativo e grunge), Radio Los Santos (gangsta rap), SF-UR (house), Bounce FM (funk), K-DST (rock clássico), K-Rose (country music) e Playback FM (hip hop clássico).
O sistema utilizado para a música no San Andreas sofreu diversas melhorias a partir do que foi utilizado nos jogos anteriores da série. Se anteriormente cada estação de rádio era, na essência, um único arquivo de som repetido em loop, tocando as mesmas canções, anúncios e propagandas na mesma ordem, a cada vez, neste jogo cada "seção" é separada e combinada de maneira aleatória, permitindo que as canções sejam tocadas em ordens diferentes, que anúncios às canções mudem a cada vez que elas sejam anunciadas, e que eventos-chave para a trama sejam mencionados nas estações.
As versões para Xbox e Microsoft Windows do jogo incluem uma estação de rádio adicional, que apresenta suporte para trilhas sonoras customizadas, através de arquivos MP3 importados para o jogo pelo próprio usuário.

Recepção:
Antes de seu lançamento, inicialmente apenas para o PlayStation 2, o Grand Theft Auto: San Andreas foi um dos jogos mais antecipados e aguardados de 2004, juntamente com Halo 2. O jogo correspondeu às expectativas, e foi louvado como um dos melhores jogos da história daquele console, com uma média de crítica de 95%, de acordo com o site Metacritic, empatando assim como o quinto jogo mais bem avaliado na históra do PlayStation 2. O site IGN deu para o jogo uma nota de 9,9 de 10 (a maior nota já dada a um jogo de PlayStation 2 pelo site), e o chamou de "uma peça de software definitiva" para o PlayStation. O site GameSpot deu ao jogo 9,6 de 10, dando-lhe um prêmio pela Escolha do Editor. O jogo também recebeu uma classificação 'A' da rede 1UP.com e uma avaliação de 10 em 10 da Revista Oficial do PlayStation. Alguns dos elogios feitos ao jogo estavam relacionados à abertura e ao tamanho colossal do estado de San Andreas, à trama envolvente e às atuações dos dubladores. Já a maior parte das críticas negativas feitas ao jogo abordavam falhas gráficas, modelos de personagens pobres e texturas em baixa resolução, bem como diversas questões envolvendo o controle do personagem, especialmente envolvendo a auto-mira. Alguns críticos comentaram que embora muito conteúdo novo tenha sido acrescentado ao jogo, pouco teria sido efetivamente refinado ou bem-implementado.

Vendas:
Em 3 de março de 2005 o jogo já tinha vendido mais de 12 milhões de exemplares, só para o PlayStation 2. Em 25 de setembro de 2007 se tornou o jogo eletrônico mais vendido dos Estados Unidos com 8,6 milhões de cópias vendidas, à frente de seus antecessores GTA: Vice City e GTA III. Em 26 de setembro do mesmo ano o jogo já havia vendido 20 milhões de exemplares, de acordo com a própria Take-Two Interactive, e em 26 de março de 2008 ultrapassou o número de 21,5 milhões de exemplares, de acordo com a mesma Take-Two Interactive.


Imagens:





(coloquei poucas imagens, porque a maioria era de mod e eu queria colocar originais :D)

Link do site oficial: http://www.rockstargames.com/sanandreas/

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