domingo, 30 de setembro de 2012

Relembrando: GTA III e o 11 de setembro

Muitos sabem que o GTA III foi lançado a bastante tempo, mas muitos não sabem o que aconteceu no ano do lançamento, 2001...

Nesse ano ocorreram os ataques terrorristas às Torres Gêmeas, o atentado afetou o jogo que seria lançado algumas semanas depois, porém ocorrreram várias alterações vamos ver, nessa postagem o que aconteceu e o que mudou.















Originalmente, o personagem principal seria Tom Novy ( na vida real ele é um DJ, na Alemanha).



Ele faria, em certa parte do jogo, missões suicidas para Darkel, um personagem excluído do jogo.


Ele daria missões como explodir um onibus escolar cheio de crianças, queimar pessoas, explodir um caminhão de sorvete com pessoas perto e sua última missão seria atirar um avião Dodo emcima do prédio do Donald Love, a primeira e a segunda foram removidas do jogo, o resto seria dado por El Burro na versão final. Existiria um personagem com ligação à Darkel, ele se chamava Curly, seus nomes e dubladores ainda estão nos créditos do game original.

A Rockstar teve que mudar rapidamente vários items do jogo, além desses personagens e missões.
Os veiculos da policia seriam originalmente azuis porém a Rockstar mudou tudo para parecer diferente da policia de Nova York, (os carros, os helicopteros, as fardas dos policias, a delegacia), a rota dos aviões do aeroporto foi mudada para longe dos prédios para não parecerem nada com o que foi o ataque. O Dodo teve suas asas cortadas para o jogador não fazer "seu ataque" nos prédios (outros motivo era a limitação gráfica do jogo, então os prédio seriam atravassáveis e seria péssimo para a empresa se isso fosse descoberto).

Vejas as imagens:






Em entrevista com a EDGE, na  comemoração do décimo aniversário do GTA III, Dan Houser contou que houve uma série de equívocos sobre a quantidade de mudanças feitas no clássico da PS2.
"Houve uma série de equívocos de que as mudanças foram significativas. Fizemos algumas mudanças depois do 11 de setembro mas foram muito cosméticas. Muito do adiamento no lançamento do jogo, que foi apenas de duas semanas, deveu-se ao facto dos nossos estúdios em Nova Iorque estarem muito perto do WTC, como tal qualquer trabalho que tivesse de ser feito ali ficou impossibilitado por um certo período."
Ele também conta o que aconteceu depois:
"O ambiente no estúdio... foi muito perturbador, muito inquietante e esmagador," referiu ele. "O que aconteceu connosco aconteceu com toda a gente. Mas sentimos também que estávamos tão perto de fazer este grande jogo que apesar destes problemas, era nosso dever terminá-lo."
No que toca a mudanças ele explicou, "Tanto quanto me lembro, mudamos a cor dos carros de polícia para não pareceram semelhantes ao da NYPD, alteramos as trajetórias de vôo dos aviões para não parecer que eles iriam sobrevoar para dentro ou para fora dos arranha-céus, eliminamos uma missão que fazia referência aos terroristas, e mais umas linhas de diálogo dos pedestres e uma linha ou duas de diálogo das conversas na rádio."
"Algumas pessoas acreditaram que e tinhamos eliminado uma série de missões porque encontraram referências, nos códigos do jogo, a uma personagem chamada Darkel, mas ele tinha sido removido meses antes do lançamento e acabamos por nunca completar as missões."

Provavelmente Dan Houser tentou esconder, mas a referência está muito clara para se concorda com ele.

Muitos ainda acham que a versão Beta era melhor, poderia ser, com os veículos beta, animações beta, etc( Futuramente será postado algo sobre o Beta), porém, se a Rockstar não tivesse feito essas mudanças, o GTA III seria alvo de milhares de processos e censuras em várias partes do mundo, a Rockstar acabaria falindo e acabaria com o futuro da famosa série. Muitos reclamam dos erros dela, mas se não fosse dado o suor dos produtores, não teriamos o que temos hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário