segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Grand Theft Auto I

Grand Theft Auto, foi lançado em 1997 para computador, Playstation ( One, 1 , PSX etc..) e Game Boy Color, o primeiro titulo da grande série de jogos que a Rockstar Games estaria para criar.



Originalmente o jogo seria para PC, mas foi feito para consoles também.
O jogo foi feito pela DMA Design ( um tempo depois se tornou Rockstar North).Daí  nasceu a idéia de poder roubar qualquer carro na rua nos games.
 No começo do jogo, o jogador pode escolher entre vários "personagens": Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy, Ulrika e Kelly (Kelly só está presente em um port pra GBC do jogo eque, na verdade, não possuem diferença alguma dentro do jogo em si). Uma vez iniciado, o jogo é em 2D (com partes em 3D, como os prédios, por exemplo), e o jogador tem a visão de cima, do ponto de vista de um helicóptero. Inicialmente a pé, o jogador pode escolher roubar praticamente qualquer um dos carros da cidade, mesmo os em movimento (basta pará-los e depois retirar o motorista). Estão disponíveis para o jogador várias armas, como pistolas, metralhadoras, lança-mísseis, etc, coletes à prova de balas, power-ups (vida extra, velocidade, etc), além de um pager (para receber algum outro tipo de missão). Cada ação ilegal do jogador tem o potencial de atrair a atenção da polícia, que vai usar diferentes métodos para a captura, dependendo do nível de atenção (representados por uma série de escudos policiais no topo da tela).
Em quase todos os momentos, uma seta aparece próximo ao personagem, indicando o ponto de missão mais perto (geralmente uma cabine telefônica), onde é possível receber várias missões mais ou menos independentes - que vão desde ajudar um assaltante a fugir do banco até eliminar advogados que tenham passado o personagem para trás. Geralmente, cada missão desta libera uma outra, estabelecendo uma linha aproximada a ser seguida. Cada missão completada e cada ação ilegal gera "dinheiro" (o score), que pode também servir de parâmetro para liberar novas missões ou novas cidades (o score e a seta mudam de cor). O jogo se passa em três cidades fictícias : Liberty City,San Andreas e Vice City ( não são nada parecidos com as futuras versões 3D da era GTA III), cada uma delas disponível após o jogador terminar a anterior. Nestas cidades, são encontradas diversas missões e curiosidades, como o grupo de harekrishinas que passeiam e cantam em grupo (e que muitas vezes são assassinados pelo jogador). Existe no jogo, também, o que, mais tarde, seria conhecido como rampage (carnificina): os Kill Frenzy ("Fúria Assassina"), pequenas missões menores cujo objetivo é causar o máximo de destruição pela cidade, ora ateando fogo nos pedestres, ora lançando mísseis em ônibus, e, geralmente, a recompensa em tais missões é (paradoxalmente) tirar a polícia do encalço do personagem.
Existe também um metrô, porém ele não é acessível, se o jogador encostar nos trilhos ele irá morrer.
Logo em seguida, foi lançada uma expansão para esse título chamada Grand Theft Auto: London, 1969, na qual passa a existir um pequeno enredo, mas só falaremos nele mais para frente.

Armas:
Abaixo estão as armas, além do punho (soco):

Pistola


Metralhadora


Bazuca (Não presente na versão Demo)


Lança-Chamas

Tirado de: www.gtamind.com.br/classics/?pg=gta1/armas


Cheats:
Para ativar os cheats, digite ele no lugar do nome (antes de iniciar o jogo). Depois de digitar o primeiro cheat, apague, e coloque outro cheat se quiser.
Depois disso, se quiser colocar seu nick, apague, e digite seu nick normalmente.


Código - Resultado


ITSGALLUS - Todas as cidades
NINEINAROW - Todas as cidades
SUPER WELL - Todas as cidades
IAMTHELAW - Sem polícia
STEVESMATES - Sem polícia
ITCOULDBEYOU - Você ganha 999999999 pontos
SUBKMYROCK - Todas as armas e bônus
ITSTANTRUM - Vidas infinitas
6031769 - Vidas infinitas
HATE MACHINE - Multiplicador 10x
BUCKFAST - Pressione * do NumPad e ganhe todas as armas
CALLMENIGEL - Pressione * do NumPad e ganhe todas as armas
PORKCHARSUI - Modo Debug
IAMGARYPENN - Ativa mais palavras ofensivas
IAMNOTGARYPENN - Desativa mais palavras ofensivas
HEART OF GOD - Você vê todos os vídeos

Estações de Rádio:
Grand Theft Auto tem sete "estações de rádio", mais uma da policia, que podem ser ouvidas quando o jogador entra em um carro, mas cada veículo tem um número limitado destas estações de rádio. Na versão pra Playstation, cada carro tinha apenas uma estação.
  • N-CT FM
  • Radio '76 FM
  • Head Radio
  • The Fix FM
  • It's Unleashed FM
  • The Fergus Buckner Show FM
  • Brooklyn Underground FM
Outras informações:
Jogadores de PC podem remover o CD, uma vez que o jogo é carregado e substituí-lo por um CD de áudio. Na próxima vez que o personagem entra em um veículo, uma musica aleatória do CD irá tocar. Isso também pode ser feito no PlayStation.
O tema principal do jogo é "Gangster Friday" por Craig Conner (que tocou todos os instrumentos desta faixa), creditados à fictícia banda Slumpussy, e é tocado na Head Radio. Com exceção do Head Radio, os nomes das músicas ou das estações de rádio nunca são mencionados no jogo. No entanto, a trilha sonora é listada no livreto que vem com o jogo.
Na versão Collector's Edition para PC, a trilha sonora vinha em um CD separado. O tracklisting dá os nomes das estações de rádio fictícias, bandas, e para algumas delas, até album fictício.
O jogo também tem a música "Joyrider" do rapper Da Shootaz, a letra da música fala sobre a jogabilidade do jogo.

Personagens principais:

Travis. Ele é uma referência a Travis Bickle, o personagem principal do filme 'Taxi Driver'.

Katie
Katie
Katie
Mikki
Mikki
Mikki
Divine
Divine
Divine
Bubba
Bubba
Bubba é um homem obeso e fumante
 
Troy
Troy
Troy
Kivlov
Kivlov
Kivlov é sugerido pelo nome a ser do Leste Europeu ou ter ascendência Russa. O personagem tem leves semelhanças com Niko Bellic de GTA IV.
Ulrika
Ulrika
Ulrika, é sugerida pelo nome a ser do Leste Europeu, ou ter ascendência Russa.

 
GBC:

Kelly
Kelly é um personagem exclusivo da versão de GameBoy Color.

 

Personagens secundários:

Brother Marcus


Brother Marcus, também conhecido como Sister Elisha, nascido dia 30 de Maio de 1967, é um personagem que vive em Vice City. Marcus é o líder da Brotherhood of Jah Army of Love e esteve em guerra com uma gang por mais de 7 anos. Marcus diz que ele é o responsável pelo tráfico de drogas em Vice City. Ele é um transsexual,às noites de sábado, ele se "transforma" em Sister Elisha. Ele está sendo atualmente investigado por: atentados, execuções, agressão, abuso de técnicas ninjas, propaganda Ganja, fraude, furto e uso de narcóticos.
 
 
Bubby
 

Robert Michael Peter Luke Frances Darth Bruno Seragliano, nascido em 26 de Junho de 1970, comumente conhecido como Bubby, é um personagem que vive em Liberty City. Bubby é o suposto líder da Vercotti Gang e está esperando para vingar seu pai, que teria sido assassinado pelo serviço secreto britânico. Bubby, durante os eventos de GTA 1, está sendo investigado por: assalto à mão armada, assassinato, homicídio, lenocínio, roubo, extorsão, suborno, posse de narcóticos ilegais, o conhecimento carnal ilegal, o tabagismo em uma zona de não fumadores, estacionar em fila dupla, traição, adultério, idolatria a avareza, e voluntarismo a imperspicazes de Joe Pesci.
 
 
El Burro
 
(o El Burro do GTA 3 parece mais simpático do que a cara dessa versão maníaca dele)
El Burro é um personagem que vive em San Andreas, ele é um Mexicano homossexual que vive em Aye Valley, El Burro está numa pequena rivalidade com Uncle Fu e seu sobrinho No Chin. No Chin até mesmo ataca um dos Love Wagon's de El Burro. Algumas das missões que El Burro dá ao Protagonista incluem destruir ônibus, limusines da Yakuza, um laboratório de drogas e matar os membros mais importantes de sua própria gang. Numa missão secreta, El Burro pode ser morto pelo jogador.
 
 
Samuel Deever
 Samuel Deever, nascido em 27 de setembro de 1969, é um personagem que vive em Vice City. Deever é um ex-policial que pode ser caracterizado como alto, moreno, tem vários piercings nos mamilos, e está profundamente perturbado. Ele foi preso por suspeita de: canibalismo durante uma emboscada, urinar na mesa de um oficial superior, roubo de entorpecentes apreendidos, ferir maliciosamente um colega policial por cinco acusações, práticas de incesto, assédio sexual, chamada de reforços sem motivo sob a influência de álcool, sequestro, alegada sodomia de um oficial superior e desfrutando de filmes eróticos na Academia de Polícia. Estas infrações levaram à demissão de Deever que entraram em vigor em 1997, mas ele evitou qualquer pena de prisão verdadeira devido às suas ligações com a polícia. Ele está atualmente sob investigação por: tráfico de drogas roubadas, conluio com as forças da Nova Ordem Mundial, operar um salão de tatuagem sem licenças apropriadas e exposição indecente.

 
Uncle FU
 
Uncle Fu é um personagem que vive em San Andreas e é o líder dos Triads. Diz a lenda que ele tem mais de 130 anos, embora não haja registros de nascimento para provar isso. Um dos crimes de Uncle Fu são: a pirataria, o comércio de ópio ilegal, soltar fogos de artifício de iluminação para bruxaria numa terça-feira, roubar o fogo dos deuses, tortura, pilhagem, responsável pela queda da dinastia Tang, extorsão, roubo de águas castanhas de esgrima, criação de bronze e cumplicidade. Ele está atualmente sob investigação por: roubo, extorsão, usar um passe de ônibus ilegal, espancamento, sodomia, consumo exagerado de chopping, assassinatos, e inserir palavras ofensivas em biscoitos da sorte.
 
    Don Sonetti


Don Sonetti é um personagem que vivia em Liberty City, ele tinha sua própria gang que rivalizava com a de Bubby. O jogador passa a primeira parte do jogo trabalhando para Bubby e matando muitos dos homens de Sonetti, no final, um de seus homens o avisa das consequências de continuar mexendo com o Don. No entanto o jogador continua a trabalhar contra Sonetti e eventualmente o mata quando explode um prédio em que ele estava dentro.


Existem vários outros personagens menores no jogo espalhados pelas cidades, mas esses são os que mais importam no jogo.
imagens e descrições:http://grandtheftautostories.blogspot.com.br/2011/07/gta-1-personagens.html


Mais imagens:




 


O próximo que iremos falar será o Grand Theft Auto: London.

2 comentários: